: . inicial . :
Untitled Document

..voltar..

 
 

PROBLEMAS COMUNS NO PÉ

Joanetes

Se você tem um joanete, você sabe que isso é um aumento na articulação do dedão do pé. A pele sobre a articulação (junta) incha e é geralmente macia. Os joanetes podem ser uma herança de família, podem se desenvolver sem causa conhecida ou podem ser causadas pelo uso de sapatos não adequados.

Uma parte importante do tratamento é a utilização de sapatos que se ajustem ao formato do pé sem causar pressão em nenhum ponto. Isso geralmente alivia a dor. Em casos severos, após muitos anos, as joanetes podem incapacitar um paciente. Vários tipos de cirurgia estão disponíveis, as quais podem diminuir a dor e melhorar a aparência do pé. A cirurgia é geralmente feita para diminuir a dor.

Neuroma de Morton

O neuroma de Morton é causado por um nervo que é beliscado. Esse fisgamento geralmente resulta em dores entre o terceiro e o quarto dedo. Sapatos apertados podem espremer os ossos do pé a que o nervo responde formando um neuroma, que é um acúmulo de tecido que surge no nervo. O Neuroma de Morton causa dor, a qual pode se irradiar para os dedos dos pés. O tratamento geralmente envolve o uso de sapatos mais largos e a administração de medicamentos via oral para diminuir o inchaço ao redor do nervo. Uma sola especial em baixo do pé é muito útil. O seu médico pode também injetar cortisona ao redor do nervo. Se o problema continuar pode ser necessária uma cirurgia para remover o neuroma.

Calos e Cravos Plantares

Os calos e os cravos plantares são causados por pressão sobre a planta do pé. Eles podem ocorrer quando os ossos do pé fazem pressão contra o sapato ou quando dois ossos do pé fazem pressão um contra o outro.

Os lugares mais comuns para calos são o dedão do pé e o dedo mínimo. Os calos que surgem debaixo dos ossos do pé ( metatarsos) são comuns. Calos macios podem surgir entre os dedos dos pés.

Os tratamentos consistem em aliviar as tensões sobre a pele, geralmente mudando o sapato. Uma palmilha para aliviar a pressão dos ossos podem ajudar, mas ela deve ser posicionada corretamente. Ocasionalmente, uma cirurgia pode ser necessária para remover uma saliência óssea que cause os calos.

Dedos em Martelo

É uma das várias deformidades dos dedos dos pés. Os dedos em martelo possuem uma dobra permanente na junta do meio do dedo do pé. A deformidade resultante pode ser agravada por sapatos apertados e geralmente resulta em dor na área da saliência óssea, no topo do dedo e na ponta do dedo. Um calo duro pode se desenvolver sobre essa saliência.

O tratamento geralmente envolve um sapato para melhor acomodar o seu dedo deformado. Palmilhas e/ou protetores podem ajudar. Se, após tentar esses tratamentos, você ainda estiver sentindo dificuldades, pode vir a ser necessário o tratamento cirúrgico para remover esta área.

Verruga na Planta do Pé

As verrugas na sola do pé se parecem com calos. Elas resultam da entrada de um vírus específico. Elas são como qualquer outra verruga, mas crescem internamente.

A verruga não pode crescer para fora por causa do peso que é exercido nessa parte do pé quando você se levanta. Você pode sentir uma forte dor quando caminha, e pode ter uma ou mais verrugas. Essas verrugas são muito difíceis de serem tratadas mas tem-se alcançado sucesso no seu tratamento através de repetidas aplicações de ácido salicílico para amaciar o calo que cobre a verruga e expor o vírus. Outros tratamentos incluem injeção com medicamentos, o congelamento das verrugas com nitrogênio líquido e, muito raramente, cirurgia.

Fonte: AAOS
Dr.Paulo David Gusmao
Médico Ortopedista
Diretor do Inst.Ortopedia e Fisioterapia
 
 

. . Leia outros artigos . .